quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Efésios 2.8-9 (Dom de Deus)

Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus 

Dom é dádiva.  Trata-se de um presente recebido de Deus (sem merecimento algum por parte daquele que recebe). 

Alguns entendem que o “isto” refere-se à fé - citada anteriormente. Dessa maneira, concluem que a fé é dom de Deus. Parece-me que não é apropriada essa interpretação.

Se perguntarmos [ao texto] o que se trata vê que é sobre salvação (ou graça salvífica). Para tanto é preciso considerar o contexto. 

Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2.8,9).

Colocando os pingos nos is. Versa sobre a salvação pela graça - mediante a fé. Note que o “isto” está atrelado à salvação (assunto tratado no capítulo 2.1-10 – queira ler numa assentada só para melhor compreensão, por favor).

Observe que a salvação, antes de tudo, é pela graça, através da fé. E a salvação não vem de obras, para que ninguém se glorie. Além disto, o Novo Testamento apresenta a salvação como um dom de Deus, ou seja, uma dádiva!

Por ser a salvação um presente é recebido de maneira graciosa; não é conquistado ou obtido pelo homem. Tanto o texto quanto o contexto, e à luz do ensino geral das Escrituras, verifica-se que o “dom de Deus” em questão sem dúvida é a salvação.