quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

"Examinai tudo, retende o que é bom" (Tessalonicenses 5.21)

Eis o versículo 21 do capítulo 5 da carta de Paulo aos Tessalonicenses: “Examinai tudo, retende o que é bom”. Algumas pessoas afirmam que podemos examinar tudo (tudo mesmo?)!

Não quero partir para a polêmica, meu intuito é desfazer o equívoco. Proponho para tal duas versões escolhidas. Note que o versículo 21, isoladamente, trunca o texto, e dá margem para deturpação. Por isso, leiamos o trecho sacro; não um versículo apenas.

Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem” (Versão Corrigida Fiel – I Tessalonicenses 5.19-21). Já deslumbramos o contexto. O versículo 21 refere-se às profecias descritas no versículo anterior.

Então, esse ‘examinar’ trata-se das profecias! Não sugere que podemos examinar todas as coisas, incluso às ilícitas e/ou imorais, por exemplo. A Nova Versão Internacional (NVI) apropriadamente traduz: “Não apaguem o Espírito. Não tratem com desprezo as profecias, mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom”.

Dileto ledor com uma versão em mãos considerando outros versículos, pois não são estanques, é possível ter uma noção do que é dito. E, com outra [versão] aclara o sentido escriturístico. Sequer utilizamos um comentário bíblico para elucidar o trecho aludido. Neste caso não foi preciso.

Que Deus ilumine a mente do leitor. E, lembre-se: Olhos fitos, sempre, no contexto!