quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Revista Compromisso - Editora Convicção

No ano de 2021 lecionei a primeira lição da Revista Compromisso – Editora Convicção, a qual a igreja local adota. Tive a incumbência de versar sobre o livro de Gênesis. Começar nesse livro, especificamente no capítulo 1, não é tão fácil assim, como alguns possam imaginar.

Primeiro, tem a questão do estilo literário. O desconhecimento deste gera problema sério no quesito hermenêutico.

Segundo que a tentativa de uma abordagem científica num livro estritamente de cunho religioso causa conflito. O livro supracitado é teológico.  

Terceiro que ainda persiste o erro crasso de introduzir ideia humana no texto sacro. Quando deveria somente ouvir o que o texto diz.

Quarto, o disparate de colocar outro trecho bíblico, indevidamente, dentro do texto escriturístico promovendo assim um balaio de gato. Destarte, confusão generalizada.

Sem muito esforço poderia continuar a enumeração, porém, dou-me por satisfeito, entendo que o distinto ledor já percebeu que devido às atitudes elencadas a tarefa de interpretar torna-se hercúlea.

Sendo que o desafio diante de cada leitor deve fazer com que se aproxime do teor escriturístico com humildade, e com adoção de método de interpretação visando exegese sadia e aplicação plausível, sobretudo.   

Durante o trimestre darei algumas dicas, farei também uns apontamentos sobre os textos analisados, disponibilizando auxílio para o internauta. Espera-se dessa maneira colaborar para o melhor entendimento do trecho bíblico.

Para tanto é só acompanhar por aqui. Se preferir poderá inscrever seu e-mail a fim de receber atualização.

Deus o abençoe ricamente.