quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

A Criação do Universo - 01 (Revista Compromisso - 1º trimestre 2021)

O capítulo 1 de Gênesis fala acerca da criação do universo. Aponta Deus como o Criador de toda coisa existente. Algo que chama atenção é que apresenta Deus como Eterno. “No princípio criou Deus os céus e a terra” (Gn 1.1).

O verbo criar (1.1), “bará” em hebraico, trata-se de uma atividade exclusiva da parte de Deus. O versículo seguinte diz que “a terra era sem forma e vazia”, ou seja, um lugar que não se pode viver.

Do caos mediante a Palavra de Deus veio à ordem, isto é, perfeição. Ao passo que, de sua obra criadora viu o que havia feito “era bom”.

O começo da vida animal é descrito no capítulo 1.20-25. Nota-se a sequência lógica, racional, no processo criativo. Inexiste arbitrariedade no ato criador.

Já o começo da vida humana (1.26.30) é descrito no sexto dia, após ter tudo preparado para sua conveniência e vivência. Deus cria o ser humano – homem e mulher, a sua imagem e semelhança.

No versículo 31 assevera: “E Deus viu tudo quanto fizera, e era muito bom”. Tudo correspondia ao propósito do Criador. No que tange ao descanso divino não se refere à exaustão, pois Ele não se fadiga. Indica sim, o “descanso” de realização, não de inatividade.

Aplicação para a vida:

a)      A doutrina da criação sinaliza que se deve adorar ao Criador de tudo, não prestar culto aos astros, por exemplo. Nossa vida precisa ser orientada pelo Eterno, não pelos elementos da natureza.

b)      O homem deve ser agente responsável no trato da natureza, criação divina. Toda agressão contra a natureza é na verdade contra o próprio Criador.